Segunda Palestra na Escola Vasanta Gardens, Auckland - 31/03/1934.
Pergunta: Você acha que o método da psicanálise, trazendo os movimentos da mente inconsciente para o conhecimento da consciência, vai ajudar o indivíduo a libertar sua mente dos complexos e desejos primitivos e egoístas e assim permitir que seu pensamento o conduza à felicidade de que você fala?
Krishnamurti: Ou seja, a mente tem muitos complexos e a questão é se você pode libertá-la através da autoanálise. Não é esta a questão? A mente e o coração têm muitos obstáculos, impedimentos que chamamos de complexos – inconscientes, ocultos. Podemos libertá-los, podemos arrancá-los através dos processos da autoanálise e, assim, libertar a mente da visão egoísta e limitada?
Receio que você terá que acompanhar um pouco cuidadosamente, porque pode ser a primeira vez que você ouviu isso e você pode achar que é bastante complicado, mas não é. Para mim, a mente pode ser livre desses impedimentos apenas em plena consciência, quando todo o seu ser está ativo, consciente. Agora, no processo de autoanálise, todo o seu ser não está funcionando, somente a parte de você chamada mente, pensamento, intelecto. Com essa parte da mente você está tentando descobrir os complexos ocultos, ao passo que eu digo, você só pode trazer todos esses obstáculos ocultos à plena ação consciente quando estiver totalmente consciente no presente.
Vou colocá-lo de forma diferente. Agora suponha que você tenha o complexo de esnobismo. A maioria das pessoas tem. Como você vai descobrir? Para descobrir, segundo entendo, não é por este processo de autoanálise, isto é, olhar intelectualmente para as ações que acontecem e assim descobrir essa ideia de esnobismo. Primeiro de tudo, você quer descobrir se você é um esnobe ou não. Você não quer mudá-lo, mas descobri-lo, não é assim? Espere um minuto, por favor. Apenas siga isso. Quando você descobrir isso, então você vai agir de uma forma ou de outra. Primeiro de tudo, você tem que descobrir se você é um esnobe, então como você vai descobrir isso? Somente quando você está plenamente consciente, completamente atento ao que você está dizendo e sentindo no momento de dizer e sentir – não depois de ter dito e sentido. Não é isso então? Ou seja, se você está plenamente consciente do que você está dizendo e do que você está pensando, então, nessa plena consciência você vai descobrir por si mesmo se você é um esnobe ou não, não por se sentar e intelectualmente analisar um evento. Eu sei que existem inúmeras questões decorrentes disso, mas não posso responder a todas. Mas, se você pensar sobre isso, vai ver que por esta forma de estar continuamente alerta, plenamente consciente do que você está fazendo, você vai trazer o inconsciente, oculto, à plena consciência, e assim você criará a perturbação que é necessária, e por essa perturbação vai libertar a mente desse complexo, desse obstáculo.