Alpino, Itália – 3ª palestra 6 de julho, 1933.
Pergunta: O senhor fala ao homem, mas o homem foi primeiramente uma criança. Como podemos educar uma criança sem disciplina?
Krishnamurti: Concorda que a disciplina é inútil? Sente a inutilidade da disciplina?
Comentário da audiência: Mas o senhor começa do ponto em que o homem já é um homem. Eu quero começar com a criança como criança.
Krishnamurti: Somos todos crianças; todos nós temos que começar, não com os outros, mas conosco mesmos. Quando fazemos isto, então descobriremos a maneira certa para com as crianças. Não podem começar com as crianças porque são os pais das crianças, devem começar convosco mesmos. Imaginemos que tem uma criança. Você acredita na autoridade e treina-a de acordo com essa crença; mas se compreendesse a inutilidade da autoridade, você livrá-la-ia dela. Portanto, antes de tudo, vocês mesmos têm que descobrir o significado da autoridade na vossa vida.
O que eu digo é muito simples. Eu digo que a autoridade é criada quando a mente procura conforto na segurança. Por isso, comecem convosco mesmos. Comecem com o vosso próprio jardim, não com o dos outros. Querem criar um novo sistema de pensamento, um novo sistema de ideias, um novo sistema de comportamento; mas não podem criar algo novo reformando algo velho. Têm que se separar do velho para começar o novo; mas só poderão separar-se do velho quando compreenderem a causa do velho.