Alpino, Itália – 2ª palestra 4 de julho, 1933.

       Pergunta: O Senhor diz que ninguém pode ajudar ninguém. Porque é, então, que anda por todo o mundo a dirigir-se às pessoas?

     Krishnamurti: Será que essa pergunta necessita de resposta? Significa muito se o compreenderem. Sabem, a maior parte de nós quer adquirir sabedoria ou verdade através de outros, através de alguma agência exterior. Ninguém o pode converter num artista; somente você próprio pode fazê-lo. É isto que quero dizer: Eu posso dar-lhe tintas, pincéis e telas, mas você próprio terá que se tornar o artista, o pintor. Eu não posso convertê-lo num. Nas vossas tentativas para se tornarem espirituais, a maior parte de vocês procura professores, salvadores, mas eu afirmo que ninguém no mundo pode libertá-los do conflito da dor. Alguém lhes poderá dar os materiais, as ferramentas, mas ninguém lhes pode dar aquela chama da vida criativa.

Sabem, nós pensamos em termos de técnica, mas a técnica não vem primeiro, Primeiro você tem que ter a chama do desejo, e então seguir-se-á a técnica. “Mas”, dirá você, “deixem-me aprender. Se me ensinarem a técnica de pintura, então serei capaz de pintar”. Existem muitos livros que descrevem a técnica de pintura, mas aprender apenas a técnica não o tornará num artista criativo. Somente quando você estiver só, sem técnica, sem mestres, só então poderá encontrar a verdade.

Compreendamos isto em primeiro lugar. Vocês estão agora a basear as vossas ideias na conformidade. Vocês pensam que existe um padrão, um caminho, pelo qual podem encontrar a verdade; mas se examinarem, descobrirão que não existe caminho algum que leve à verdade. Para ser conduzido à verdade, você deve saber o que é a verdade, e o seu líder deve saber o que ela é. Não é assim? Eu digo que um homem que ensina a verdade poderá tê-la, mas se ele se oferece para o conduzir e você é conduzido, então ambos estão iludidos. Como pode você conhecer a verdade se ainda está detido pela ilusão? Se a verdade estiver lá, ela expressar-se-á. Um grande poeta tem o desejo, a chama da escrita criativa, e escreve. Se você tiver o desejo, aprenderá a técnica.

Eu sinto que ninguém pode conduzir alguém à verdade, porque a verdade é infinita; é uma terra sem caminhos, e ninguém lhes pode dizer como encontrá-la. Ninguém pode ensiná-los a ser artistas; os outros só lhes podem dar os pincéis e as telas e mostrar-lhes as cores a usar: Ninguém me ensinou, asseguro-lhes, nem aprendi o que digo dos livros. Mas observei, lutei, tentei descobrir. É somente quando se está absolutamente nu, livre de todas as técnicas, de todos os professores, que se descobre.