1° Conversa com alunos da escola Rajghat – Banaras, Índia

 

Suponho que a maioria de vocês entende inglês, não é? Não importa se você não entende, pois seus professores e os mais velhos entendem inglês. Talvez você possa pedir a eles mais tarde para explicar sobre o que estou falando, faça questão de perguntar a eles, não acha? Porque o que vamos discutir durante as próximas três ou quatro semanas é muito importante. Vamos discutir o que é educação e quais são suas implicações, não apenas passar nos exames, mas também todas as implicações de ser educado. Então, como vamos falar sobre isso todos os dias, pergunte a seus professores se você não entende o que estou dizendo agora, para explicar cuidadosamente o que conversamos. Também depois que eu tiver conversado, talvez você possa fazer perguntas. Porque essas palestras são voltadas principalmente para alunos e se os mais velhos quiserem fazer perguntas, eles só podem fazer perguntas que ajudem os alunos a entender, que expliquem melhor o problema. Se as pessoas mais velhas fizerem perguntas para ajudar os estudantes, suas perguntas serão úteis. Fazer perguntas sobre seus próprios problemas pessoais não ajudará os alunos.

Você não se pergunta por que você está sendo educado? Você sabe por que você está sendo educado e o que significa essa educação? Como sabemos, a educação é ir às escolas, aprender a ler e escrever para passar nos exames e jogar alguns jogos. E depois de deixar a escola você vai para a faculdade, lá novamente estuda muito duro por alguns meses ou alguns anos, passa em um exame e depois consegue um emprego. E então você esquece tudo o que aprendeu. Não é isso que chamamos de educação? Você entende do que estou falando? É tudo o que fazemos?

Se vocês são meninas, passam em alguns exames, se casam e se tornam cozinheiras ou outra coisa. E depois ter filhos e toda a educação que você teve por vários anos é inutilizada. Se você sabe falar inglês você é um pouco mais esperto, um pouco mais arrumado, um pouco mais limpo e isso é tudo, não é? E os meninos conseguem um emprego técnico, se tornam escriturários ou conseguem algum tipo de emprego governamental e isso termina, não é assim?

Veja, o que chamamos de viver é conseguir um emprego, ter filhos, criar uma família e saber ler e escrever. E ser capaz de ler jornais ou revistas, discutir, argumentar habilmente sobre uma coisa ou outra. Isso é o que chamamos de educação. Não é? Você já notou seus próprios pais, seus próprios idosos? Eles passaram nos exames, conseguiram alguns empregos e sabem ler e escrever. Tudo isso é o que chamamos de educação?

A educação é algo muito diferente, não é mesmo? É para ajudar você não só a conseguir um emprego no mundo, mas também como conhecer o mundo. Não é? Você sabe o que é o mundo. No mundo existe competição. Você sabe o que significa competição: cada homem lutando por si mesmo, lutando para conseguir o melhor, empurrando os outros para o lado. No mundo existem guerras, existem divisões de classes e a luta entre elas. No mundo todo homem está tentando conseguir um emprego melhor para continuar crescendo. Se você é um funcionário, você tenta subir um pouco mais e então luta o tempo todo. Você não percebeu isso? Se você tem um carro, você quer um maior. Portanto, há uma luta constante acontecendo, não apenas dentro de nós, mas com todos os nossos vizinhos. Depois há a guerra que mata, que destrói pessoas como na última guerra, milhões de pessoas foram mortas, feridas ou mutiladas.

Nossa vida é toda essa luta política. E também a vida é religião, não é? O que chamamos de religião são rituais, ir a templos, colocar algo como o cordão sagrado, murmurar algumas palavras ou seguir algum guru. A vida também é isso, não é? O medo de morrer, o medo de viver, o medo do que as pessoas falam e não falam, o medo de não saber para onde se está indo, medo de perder o emprego, medo da opinião. Portanto, a vida é algo extraordinariamente complexo, não é? Você sabe o que significa essa palavra “complexo”? Muito complicado, não é apenas algo simples que você apenas segue. É muito, muito difícil, muitas coisas estão envolvidas.

Então, a educação é isso, não é? Para que você possa enfrentar todos esses problemas, você tem que ser educado para enfrenta-los corretamente. É isso que é educação, não apenas para passar em alguns exames, alguns estudos bobos, alguns assuntos nos quais você não está de modo algum interessado. A educação adequada é ajudar o estudante a conhecer esta vida para que ele a entenda, não sucumba, não seja esmagado por baixo dela como a maioria de nós somos. Pessoas, ideias, país, clima, comida, opinião pública, tudo isso está constantemente pressionando você, constantemente empurrando você em uma direção específica que a sociedade deseja que você vá. Sua educação deve capacitá-lo a compreender essa pressão não para ceder a ela, mas para entendê-la e rompê-la, de modo que você, como indivíduo, como ser humano, seja capaz de uma grande iniciativa e não apenas de pensamento tradicional. Essa é a verdadeira educação.

Você sabe que, para a maioria de nós, a educação consiste em o que pensar. Você sabe que lhe dizem o que pensar. Sua sociedade, seus pais, seus vizinhos , seus livros, seus professores lhe dizem o que pensar. A máquina de o que pensar chamamos de educação e essa educação só torna você mecânico, obtuso, estúpido, não criativo. Mas se você sabe como pensar, não o que pensar, então você não será um ser humano mecânico, tradicional, mas um ser humano vivo. Vocês podem ser grandes revolucionários – não no sentido estúpido de assassinar pessoas para conseguir um emprego melhor ou para promover uma certa ideia – com a revolução de como pensar corretamente. Isso é muito importante. Mas quando estamos na escola, nunca fazemos todas essas coisas. Os próprios professores não sabem. Eles apenas ensinam como ler ou o que ler e corrigir seu inglês ou matemática. Isso é toda a preocupação deles e, ao final de cinco ou dez anos, você é empurrado para esta vida sobre a qual você nada sabe. Ninguém falou com você sobre isso ou, se falaram, o empurram em certas direções – ou você é um socialista, um comunista, um congressista ou algum outro – mas eles nunca te ensinam ou te ajudam a entender e a pensar todos esses problemas não apenas em um momento durante um certo número de anos, mas o tempo todo. O que é educação, não é mesmo? Afinal, em uma escola desse tipo é o que devemos fazer para ajudá-lo não apenas a passar em alguns exames bestiais, mas como enfrentar a vida quando você sair deste lugar para que você seja um ser humano inteligente, não mecânico, nem hindu, nem muçulmano, comunista ou algo parecido.

É muito importante como você é educado, como você pensa. A maioria dos professores não pensa. Eles querem um emprego, conseguem um emprego e se estabelecem porque têm famílias, têm preocupações, têm pais e mães que lhes dizem: “vocês devem seguir certos rituais, vocês devem fazer isto, vocês devem fazer aquilo”. Eles têm seus próprios problemas, suas próprias dificuldades. Eles deixam todos aqueles que estão em casa, vêm para a escola e dão algumas aulas. Eles não sabem como pensar e nós não sabemos como pensar. Em uma escola deste tipo certamente é muito importante para você, para os professores, para todos nós que estamos vivendo aqui, considerar todos os problemas da vida, discutir, descobrir, investigar, inquirir para que a sua mente fique tão alerta para que você não apenas siga alguém. Você entende do que estou falando? Não é tudo isso educação? A educação não é apenas até a idade de 21 anos, mas até a sua morte. A vida é como um rio que nunca está parado, está sempre em movimento, sempre vivo e rico. Quando pensamos ter compreendido uma parte de um rio e nos agarramos a essa parte é apenas água morta, não é mesmo? Porque o rio passa. Para observar todo o movimento do rio, todas as coisas que estão acontecendo no rio, para entender, para ser confrontado com ele que é a vida. E todos nós temos que nos preparar para isso.

Portanto, a educação realmente não é apenas passar em alguns exames, mas ser capaz de pensar em todos esses problemas para que sua mente não seja mecânica, tradicional, para que sua mente seja criativa, para que você não se ajuste meramente à sociedade, mas a quebre e crie uma nova fora disso. Não uma coisa nova segundo o socialista, o comunista ou o congressista, mas uma coisa completamente nova. Essa é a verdadeira revolução. E, afinal, esse é o significado da educação, não é? Para que você cresça em liberdade, para que você possa criar um novo mundo. As pessoas mais velhas não criaram um mundo bonito. Elas fizeram do mundo uma bagunça. Não é função da educação, do educador, fazer com que você cresça em liberdade, para que você possa compreender a vida, para que você possa mudar as coisas e não apenas ficar entorpecido, cansado e morrer como a maioria das pessoas fazem?

Portanto, eu sinto e muitos de nós sentimos, que levamos a sério essas coisas, que um lugar como este, Rajghat, deve fornecer uma atmosfera, deve ser um lugar em que você tenha todas as oportunidades de crescer sem influência, sem condicionamento, natural para que quando você sair deste lugar você possa encontrar a vida de forma inteligente, sem medo. Caso contrário, este lugar não tem valor. Será como qualquer escola podre, talvez um pouco melhor porque aqui é um lugar bonito, as pessoas são um pouco mais gentis, não te batem e podem coagir você de outras maneiras. Devemos criar uma escola onde o aluno não seja pressionado, não seja fechado, não seja forçado por nossas ideias, por nossa estupidez, por nossos medos para que, à medida que crescer, ele possa entender seus próprios assuntos, ele possa conhecer a vida de forma inteligente. Você sabe o que tudo isso exige, não só um aluno inteligente, um aluno vivo, mas também um educador, o tipo certo de educador. Não existe o tipo certo de educador e o tipo certo de aluno: eles não nascem, temos que lutar, discutir, empurrar até que aconteça. Você sabe que para cultivar uma bela rosa você precisa de muito cuidado, não é mesmo? Para escrever um poema, você deve ter o sentimento, deve ter as palavras para colocá-lo. Tudo isso requer cuidado, muita atenção.

Então, não é muito importante que este lugar seja um lugar assim? Se não for um lugar assim, a culpa não é de ninguém, a não ser sua e dos professores. Não diga: “Os professores não fazem isso, a culpa é dos professores se eles não criam este lugar”. Ninguém mais vai criá-lo. Outros não vão criá-lo. Você, eu e os professores vamos criá-lo. É uma verdadeira revolução ter a sensação de que é a nossa escola que você, eu, os professores e todos nós estamos construindo juntos. Então, é muito importante, não é? Para entender o que queremos dizer com educação e não com ideais de educação, não existem tais ideais – todos eles são absurdos. Devemos começar como somos, entender as coisas como somos e, a partir disso, construir. Você não tem um jardim ou escola ideal, você constrói o solo como ele é, aduba-o, rega-o e depois cria algo do nada. Como não há nada, você terá que criar, construir juntos.

Não é muito importante para cada um de nós saber como pensar corretamente, não o que pensar, não o que o livro diz, mas como pensar? Isso é o que eu gostaria de discutir com vocês durante as próximas três ou quatro semanas, ou seja, como pensar para que você e eu, no final, tenhamos nossas mentes muito claras e com essa clareza, com esse pensamento, com essa capacidade, possamos então sair e encontrar a vida.

Posso fazer-lhe a pergunta: O que você quer fazer quando sair da escola e quando tiver ido para a faculdade?  Você sabe o que você quer fazer? Você não quer empregos, não é sua principal preocupação conseguir um emprego? Todos vocês se tornaram mudos. É o primeiro dia e você está um pouco tímido. Tudo ficará bem dentro de alguns dias. Por favor, não mantenha sua timidez por muito tempo, estaremos aqui apenas por algumas semanas.

Interrogante: O que é inteligência?

Krishnamurti: O que você acha que é inteligência? Não o que diz o dicionário, não o que seu professor ou seu livro disse. Deixe tudo isso de lado, pense e tente descobrir o que é inteligência. Não o que Buda, Sankara, Shakespeare, Tennyson, Spencer ou qualquer outra pessoa disse, mas o que você acha que é inteligência? Você percebe que, no momento em que lhe pedem para não pensar assim, você fica atordoado? Pegue um homem que lê Sankara, a filosofia comunista ou alguma outra autoridade, ele dirá a você o que é inteligência, porque ele citará alguém. Mas se você pede para não citar, para não repetir o que outra pessoa pensa, para não apenas ler de um dicionário o que é inteligência, você está perdido, não está? Você sabe o que é inteligência?

O que você acha que é inteligência? É um problema muito complexo, não é? É muito difícil dizer em poucas palavras o que é inteligência. Assim, você começa a descobrir o que é inteligência. A pessoa que tem medo da opinião pública, medo do professor, medo do que as pessoas dizem, medo de perder seu emprego, medo de não passar no exame não é uma pessoa inteligente. A mente que tem medo não é uma mente inteligente, não é? O que você diz? Isso é muito difícil? Se eu tenho medo que meus pais me repreendam, que eles possam fazer isso e aquilo, eu sou inteligente? Eu me comporto, ajo, penso de acordo com eles porque tenho medo de pensar livremente, de pensar de forma independente, de fazer o que penso. Então, o medo me impede, não é? De ser o que sou. Eu posso ser uma pessoa muito estúpida e o medo me impede de ser o que sou. Estou sempre copiando, estou sempre seguindo, tentando fazer coisas que outras pessoas querem que eu faça porque tenho medo. Portanto, uma mente que é imitativa, que está copiando porque tem medo, não é uma mente inteligente, certo? O que você diz?

Não é função da educação ajudar o aluno a compreender esses medos? Para mostrar o quanto você tem medo de seu professor, de seus pais para que possa dizer: “Como estou com medo, farei o que quiser”. O que é igualmente estúpido. A educação deve nos ajudar a compreender esses medos e a nos libertar deles. Isso é muito difícil. Isso requer muita escavação, compreensão, aprofundamento. Você sabe o que significa “descongelar”? Você sabe que congela quando o tempo está muito frio e quando sai o sol, começa a derreter. Esta manhã, todos nós nos sentimos congelados porque não nos conhecemos. Você está um pouco nervoso porque pode perguntar algo de que pode se envergonhar, pode perguntar algo que os professores podem dizer que você não deveria ter perguntado ou você está com medo de seus colegas. Tudo isso impede que você descongele, que se sinta natural, espontâneo e fácil para que possa perguntar. Tenho certeza de que você tem muitas perguntas borbulhando por dentro, mas não ousa fazer porque está um pouco apreensivo na primeira manhã. Talvez amanhã o sol tenha descongelado e nós possamos fazer perguntas uns aos outros.

 

04/01/1954