https://jkrishnamurti.org/content/ommen-5th-public-talk-6th-august-1937

Quinta Discussão em Ommen, Holanda

Embora intelectualmente possamos perceber a causa do sofrimento, ela tem pouca influência em nossas vidas. Embora possamos intelectualmente concordar que enquanto há apego, medo e tristeza, mas nosso desejo é tão fortemente possessivo que supera todo o raciocínio. Mesmo que possamos conhecer a causa do sofrimento, o sofrimento continuará, pois o mero conhecimento intelectual não é suficiente para destruir a causa. Assim, quando a mente, através da análise, descobre a causa do sofrimento, essa própria descoberta pode tornar-se um refúgio. A esperança de que ao descobrir a causa da tristeza, o sofrimento cessará, é uma ilusão.

Por que a mente procura a causa da tristeza? Obviamente, para superá-la. No entanto, nos momentos de êxtase não há busca de sua causa; se houvesse, o êxtase cessaria. Na ânsia de êxtase, tentamos tatear as causas que estão no caminho. Esta ânsia de êxtase e o intenso desejo de superar a tristeza impedem sua realização.

Uma mente que está carregada com o desejo por realidade, por felicidade, por amor, não pode se livrar do medo. O medo amortece a tristeza como também distorce a alegria. Está todo o nosso ser em contato direto com a tristeza, como está com a felicidade, com alegria?

Nós estamos conscientes de que não somos completos com a tristeza; que há uma parte de nós que está tentando fugir dela. Nesse processo, a mente acumulou muitos tesouros aos quais se apega desesperadamente. Quando percebemos esse processo de acumulação, há um desejo de acabar com isso. Então começamos a procurar métodos, a maneira de nos livrar desses fardos. A própria busca de um método é outra forma de fuga.

A escolha de métodos, de uma maneira de livrar a si próprio daqueles fardos acumulados, que causam resistência – essa escolha é gerada pelo desejo de não sofrer, e por isso é prejudicial. Este preconceito é o resultado do desejo de refúgio, conforto.

Interrogante: Eu acho que ninguém pensou no que você disse agora pouco. É muito complicado.

Krishnamurti: Estamos tentando perceber, sentir a verdade que há de libertar o homem, não apenas descobrir quais são as causas da tristeza. Se o que eu disse, que pode soar complicado, é a verdade, então é libertador. A descoberta da verdade é um processo complexo, pois a mente se envolveu em muitas ilusões.

O amanhecer da verdade não está na escolha do essencial contra o não essencial. Mas quando você começa a perceber a ilusão da escolha em si, então essa revelação é libertadora, destruindo espontaneamente a ilusão sobre a qual a mente se alimenta.
É o amor que, quando é frustrado, sofre, e há amargura, há vazio? É a exposição de sua própria pequenez de amor que está doendo.

Sempre que a mente escolhe, sua escolha deve basear-se no preconceito auto-protetor, e como desejamos não sofrer, seus atos são baseados no medo. O medo e a realidade não podem existir juntos. Um destrói o outro. Mas é uma das ilusões da mente que cria a esperança de algo além de sua própria escuridão. Este algo, esta realidade esperada, é outra forma de refúgio, outra fuga da tristeza. A mente perpetua seu próprio estado condicionado através do medo.

Interrogante: O que você diz conduz a uma forma de vida muito materialista.

Krishnamurti: O que você quer dizer com uma forma de vida materialista? Que só existe esta vida, que não há realidade, nenhum Deus, que a moralidade deve ser baseada na conveniência social e econômica, e assim por diante. Agora, qual é a atitude não-materialista em relação à vida? Que existe Deus, que há uma alma que continua, que há um além, que o indivíduo contém dentro de si a centelha do eterno. Qual é a diferença entre os dois, o materialista e o religioso?

Interrogante: Ambas são crenças.

Krishnamurti: Mas por que então você despreza a forma materialista da vida?

Interrogante: Porque nega a persistência.

Krishnamurti: Você está apenas reagindo ao preconceito. Sua vida religiosa é fundamentalmente irreligiosa. Embora você possa encobri-la falando sobre Deus, o amor, o futuro, em seu coração não significa nada, apenas tantas frases que você aprendeu como o homem materialista aprendeu suas ideias e frases. Tanto a mente religiosa como a mente materialista são condicionadas por seus próprios preconceitos, que impedem a compreensão integral da verdade e a comunhão com ela.

Interrogante: Ontem você nos pediu para dizermos por que tentamos escapar do sofrimento, e de repente eu vi todo o significado disso. Se nos entregarmos ao sofrimento em vez de tentar escapar dele, romperemos a resistência dentro de nós.

Krishnamurti: Sim, se não é o esforço da vontade. Mas não é isso se entregar à tristeza artificial, um esforço do intelecto para ganhar alguma coisa? Certamente você não se entrega sobre o êxtase? Se o fizer, não é êxtase.

Interrogante: Eu não quis dizer isso. Eu quis dizer que em vez de tentar escapar, você apenas sofre.

Krishnamurti: Por que você sente que você deve sofrer? Quando você diz a si mesmo que você não deve escapar, você está esperando que fora do sofrimento você conseguirá algo. Mas quando você está integralmente consciente da ilusão de toda fuga, então não há vontade de resistir ao desejo de escapar nem a vontade de alcançar algo através do sofrimento.

Interrogante: Sim, eu vejo isso

Interrogante: Você vai repetir o que você acabou de dizer.

Krishnamurti: Alguém não se entrega sobre a alegria. Não há dualidade no êxtase. É um estado que surge espontaneamente sem nossa vontade disso. O sofrimento é uma indicação de dualidade. Sem entender isso, perpetuamos a dualidade através dos muitos esforços e processos intelectuais de superá-lo, dando-se a si mesmo sobre o seu oposto, às virtudes em desenvolvimento, e assim por diante. Todas essas tentativas só reforçam a dualidade.

Interrogante As resistências que colocamos contra o sofrimento não agem também como resistências contra o êxtase?

Krishnamurti: É claro. Se há falta de sensibilidade para a feiura, para a tristeza, deve haver também insensibilidade profunda à beleza, à alegria. A resistência contra a tristeza é também uma barreira para a felicidade.

O que é êxtase? Esse estado de ser quando a mente e o coração estão em união completa, quando o medo não os separa em pedaços, quando a mente não está retida.

Interrogante: Existe uma maneira melhor de sofrer? Uma maneira melhor de viver?

Krishnamurti: Existe. E é isso que eu tenho tentado explicar. Se cada um tomar consciência de seu próprio estado condicionado, então ele começará a se livrar do ódio, da ambição, do apego, dos temores que paralisam a vida.

Se a mente destrói um estado condicionado apenas para entrar em outro, a vida se torna totalmente vã e sem esperança. Isso é o que está acontecendo com a maioria de nós, vagando de gaiola em gaiola, pensando que cada uma é mais livre do que a anterior, enquanto na realidade cada uma é apenas um tipo diferente de limitação. O que é livre não pode crescer a partir do menos para o mais.

Interrogante Eu aceito o estado condicionado da mesma maneira que o globo está girando, como uma parte necessária do desenvolvimento.

Krishnamurti: Então não estamos usando a inteligência. Simplesmente afirmando que toda a existência é condicionada, nunca descobriremos se existe um estado que não pode ser condicionado. Ao tornar-se integralmente consciente do estado condicionado, cada um então começará a compreender a liberdade que vem através da cessação do medo.

6 de agosto de 1937.